sábado, 27 de setembro de 2008

A guerra na antiguidade

Não tenho alimentado este cachorro aqui direito.

Mas, tenho minhas razões: encontrava-se escrevendo algo mais importante, a saber, a minha dissertação de mestrado.

É, aquela mesma que eu disse que iria dividir com os poucos leitores deste canal.

A dissertação já tem vinte e duas páginas.

Neste post, algumas citações que estão presentes no texto, todas conectadas com o tema da guerra.

"Doce é, pois, a guerra para os inexperientes, mas se assombram singularmente os experientes com sua presença" - Píndaro, frag. 110b.

"Assim numerosos e difíceis (males) tombaram sobre a cidade em consonância com a stásis, que ocorre e sempre ocorrerá enquanto for a mesma a natureza dos homens, também mais tranqüila e diferente em suas formas, conforme cada uma das mudanças das conjunturas sobrevier. Pois na paz e prosperidade, as cidades e os indivíduos têm pensamentos melhores por não caírem em necessidades inevitáveis; a guerra, que suprime as facilidades da cada dia, é um mestre violento e adapta as paixões da maioria de acordo com o momento" - Tucídides, 3.82.2.1

"A morte então se alastrou de todas as formas (idea) possíveis; e, como geralmente acontece em tempos assim, não havia nenhum alcance a qual a violência não podia alcançar" - Tucidides, 3.81.5

Este cachorro mal educado não permitiu que eu escrevesse o texto grego junto. Em outra oportunidade, arrumo um jeito de por os originais aqui.

Em breve, publico o texto inteiro.

Nenhum comentário: